O Parque Empresarial de Valença
 

Com uma área de 90 hectares, o Parque Empresarial de Valença terá zonas específicas destinadas a instalação de empresas industriais, de serviços administrativos, de armazéns e de oficinas.

O Parque terá capacidade para instalar cerca de 20 empresas industriais, entre 6 e 10 armazéns, mais de 20 pequenas oficinas e mais de 20 escritórios de serviços administrativos.

Além destas zonas para empresas, estão projectados espaços reservados para equipamentos comuns de apoio às empresas e entidades residentes, como o Edifício Central de Serviços, a ETAR, o EcoCentro, o Centro de Protecção Civil, o posto de abastecimento de combustíveis, a zona de restauração e espaços verdes e de lazer.

Quanto aos equipamentos previstos para o Parque, está prevista a construção de uma rede viária com um acesso directo à Estrada Nacional N13, a aproximadamente 500 metros do nó de São Pedro da Torre da auto-estrada A3, rede essa que cobrirá todo o espaço do Parque Empresarial.

Os arruamentos que compõem a rede viária serão acompanhados longitudinalmente de lugares de estacionamento, espaços verdes, redes de distribuição de electricidade, iluminação pública, telecomunicações, gás natural, abastecimento de água, escoamento de águas pluviais e de águas residuais, servindo cada lote conforme as respectivas necessidades.

Relativamente a outras construções de carácter estruturante, destaca-se o Edifício Central de Serviços, que incluirá:
- Área administrativa e de gestão do Parque Empresarial de Valença, onde irá funcionar a InterMinho, E.M.;
- Espaço para instalação de serviços de apoio directo às empresas, nomeadamente banca, seguros, formação profissional e similares;
- Área de apoio às populações residentes (cafetaria e restauração, creche, etc.);  
- Centro de Incubação de micro-empresas.  
 

Uma das prioridades deste projecto prende-se com a questão ambiental, estando prevista a construção de uma grande ETAR que acolherá os efluentes das empresas do Parque, assim como de um EcoCentro para efectuar a recolha e triagem dos respectivos resíduos sólidos industriais.

Ainda no que respeita aos equipamentos a implementar e utilizar directamente pela Sociedade Gestora do Parque, destaca-se o Centro de Protecção Civil (a construir quando a dimensão do Parque o justificar), que disporá de serviços de combate a incêndios, de um posto médico e de uma enfermaria.

O projecto do Parque prevê igualmente a criação de uma área de lazer, contemplando um espaço para a prática desportiva e outras actividades lúdicas, que poderá ser utilizado não apenas pelos seus residentes, mas também pelas populações vizinhas.

Por último, refira-se que o Parque Empresarial de Valença aposta decididamente nas condições ambientais. Para além de assegurar um elevado nível qualitativo em matéria de infra-estruturas, serão criados amplos espaços verdes que irão preservar as características naturais do local e minorar eventuais impactos sobre a paisagem e sobre o território envolvente.








Webdesign: Lineatura - Braga